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    Trabalhar em casa exige os mesmos direitos que trabalho presencial

    11 de setembro de 2020

    Empresas devem seguir regras para manter teletrabalho e home office

    Trabalhar em casa pode até parecer um sonho: sem trânsito, jornada de trabalho livre e tudo isso no conforto do lar. Mas apesar das regalias, as responsabilidades de um teletrabalho ou home office devem ser mantidas tanto para o empregador como para o empregado. 

    Em entrevista ao Tarde Nacional desta segunda-feira (31), a Coordenadora Trabalhista, Karolen Gualda, explicou que o trabalho a distância deve ser tratado como se fosse presencial. Além das obrigações legais, as empresas precisam garantir os benefícios do trabalhador.

    “O teletrabalho e o home office tem todos o benefícios de um trabalhador presencial. O que tem se visto é um tipo de negociação com intermediação do sindicato. Todos os benefícios devem ser mantidos, com exceção do vale transporte e o pagamento de hora extra” explicou.

    Para evitar processos na justiça, a empresa precisa garantir a saúde mental e ergonômica do trabalhador. A única exceção é com as despesas de energia ou internet do funcionário, que não são obrigatórias. A empresa precisa entrar em um acordo com cada funcionário e ajustar os novos pontos na CLT. 

    “A CLT não prevê obrigação da empresa pagar o pacote de dados, mas se a empresa vai subsidiar uma parte dos custos de energia e internet, esses custos devem constar no contrato. Outro ponto que deve constar é a saúde do trabalhador. O empregador tem responsabilidade pela saúde do empregado” ressaltou.

    Mesmo de casa, o trabalhador precisa repousar, cumprir uma jornada saudável de trabalho e garantir seus direitos enquanto funcionário. Vale lembrar que os atestados médicos também têm validade no teletrabalho e no home office. Saúde, equilíbrio e respeito são a chave para o sucesso de um trabalho a distância.

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