47 3091 0710   
    • Home
    • Sobre
    • Medicina do Trabalho
    • Engenharia
    • Treinamentos
    • Blog
    • Contato
    • Home
    • Sobre
    • Medicina do Trabalho
    • Engenharia
    • Treinamentos
    • Blog
    • Contato

    Síndrome do Esgotamento Profissional: Como a pandemia pode impactar e elevar o número de casos?

    18 de novembro de 2020

    De acordo com pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina com profissionais da área da saúde, mais de 50% estão acometidos pela Síndrome de Burnout

    Com o surgimento e avanço da pandemia do novo coronavírus, as situações e ambientes de trabalho mudaram, e o home office foi adotado por muitas empresas. Esse novo cenário, associado à pressão no trabalho, ambiente inadequado e preocupação com a estabilidade do emprego, podem ser fatores responsáveis pelo desenvolvimento de ansiedade, sentimentos de insatisfação e levar à Síndrome de Burnout. A síndrome um distúrbio emocional relacionado ao estresse, esgotamento, situações desgastantes e excesso de trabalho.

    Segundo a pesquisa The State of Burnout (O estado do Burnout) realizada pela plataforma Blind, 73% dos entrevistados estão exaustos com o trabalho, e os maiores fatores de stress são: preocupações com a estabilidade do emprego, falta de apoio do chefe e falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

    No Brasil, a Associação Paulista de Medicina realizou uma pesquisa com 1.984 profissionais da saúde sobre os problemas e possíveis consequências do enfrentamento à Covid-19. Ansiedade, estresse, sobrecarga de trabalho e exaustão física/emocional foram citados por um número considerável de médicos que estão atuando no combate a Covid-19. Esses sintomas são comuns à Síndrome de Burnout e segundo a pesquisa, mais de 50% desses profissionais já estão acometidos por ela.  

    Os sintomas são: cansaço excessivo, insônia, alterações no apetite, dor de barriga, dor de cabeça, dificuldades de concentração, alterações repentinas de humor, sentimentos de incompetência, perda de motivação e até depressão.

    Ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal, descansar e fazer atividades físicas e exercícios de relaxamento, principalmente nessa nova situação que estamos vivendo, são ações fundamentais para a saúde física e mental.

    Caso perceba qualquer sintoma, busque ajuda profissional para obter o diagnóstico e o tratamento correto.

    Sobre o Trasmontano Saúde

    Com mais de 88 anos de atuação no setor da saúde, o grupo é formado pela operadora de saúde com cerca de 100 mil vidas na capital e no litoral paulista, o Hospital IGESP, que hoje é referência em medicina de alta complexidade em São Paulo e pela faculdade FASIG, uma instituição que tem em sua essência a responsabilidade com a qualidade da saúde no país por meio da formação qualificada dos novos profissionais que irão integrar a saúde brasileira. 

    Fonte: http://jornaldiadia.com.br/2020/2020/10/15/sindrome-do-esgotamento-profissional-como-a-pandemia-pode-impactar-e-elevar-o-numero-de-casos/

    Compartilhar

    Postagens relacionadas

    6 de janeiro de 2021

    Tem funcionária gestante? Quais as recomendações em relação ao COVID-19?


    Continue lendo
    18 de dezembro de 2020

    Suspeita de covid ou contato com alguém que está doente, vale atestado?


    Continue lendo
    14 de dezembro de 2020

    Desafio busca soluções para detectar risco à saúde mental no trabalho


    Continue lendo

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

           
    MEDIPRIME EXCELÊNCIA EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA
    TIMBÓ . Santa Catarina

    Todos os direitos reservados © 2024. MEDIPRIME EXCELÊNCIA EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA
    EAGLEdigital
        Cookies e privacidade Ao acessar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade. Utilizamos cookies para análise de acessos. Garantimos que seus dados estarão protegidos.Concordar e Fechar