O eSocial é um sistema que tem o intuito de modernizar a forma das relações de trabalho, sendo assim, essas relações passarão a ser registradas e controladas por meio deste sistema, que é uma plataforma digital que garante os direitos dos trabalhadores, sejam esses previdenciários ou trabalhistas.
Para a gestão de segurança e saúde do trabalho podemos destacar algumas vantagens:
- Integração entre Segurança e saúde do trabalho com os processos da empresa. Com a implantação do eSocial a área de Segurança e Saúde do Trabalho ganhará destaque na estrutura interna das organizações. Com a fiscalização em tempo real das exigências trabalhistas, todas as empresas serão cobradas para que as normas de segurança sejam atendidas ou possuam programas específicos para garantir a saúde e segurança de seus funcionários. A junção de informações proporcionada pelo eSocial fará com que as atividades dos profissionais da área sejam executadas de forma prática e eficaz, trazendo ganho de tempo para a empresa, rotinas mais simples e consequentemente aumento da produtividade.
- Cultura de Segurança. No Brasil ocorrem 22 acidentes de trabalho a cada hora de acordo dados da Secretaria do Trabalho. Acidente de trabalho gera muitos prejuízos, tanto para o funcionário quanto para a empresa. Em caso de afastamento, o empregado recebe benefício previdenciário que não corresponde ao total de seu salário de contribuição. Para o empregador, a falta de controle sobre os indicadores de acidentes de trabalho pode gerar custos elevados. Como o eSocial exige um maior cumprimento de normas regulamentadoras e o envio de informações, a disseminação da cultura de segurança deverá ser prioridade. Uma cultura de segurança enraizada nos valores da empresa demonstra o cuidado do empregador com seus empregados e, consequentemente, contribui para o melhor desempenho das atividades da organização.
- Menor burocracia. A implantação do eSocial em todas as empresas irá proporcionar uma maior transparência de informações e simplificação de processos dentro da empresa. Essa unificação do envio de dados previdenciários, comunicações de acidente de trabalho (CAT), entre outros, traz agilidade para o empregador no atendimento das obrigações legais. As informações da CAT devem ser iniciadas antes do atendimento médico e concluída até o primeiro dia útil seguinte ao acidente. A rapidez do envio da CAT e a simplicidade na prestação digital de informação para o Governo proporcionam dinamismo nos procedimentos legais que a empresa deve tomar em relação ao empregado acidentado. Desta forma, torna transparentes os dados relativos à relação entre empregador e empregado. Através do eSocial, o empregado terá acesso às informações referentes ao contrato com o empregador e às condições de trabalho. Essas condições abrangem características do local que o empregado desempenha suas funções e os riscos aos quais ele está exposto.
- Nivelamento. Mesmo sabendo que o cumprimento dos requisitos de saúde e segurança do trabalho são obrigatórios, sabemos que muitas empresas burlam a entrega de documentos ou não o fazem por falta de assessoramento de suas consultorias e medicinas ou por má fé mesmo. Com a chegada do eSocial, os dados deverão ser transmitidos por todas as empresas, conforme calendário do Governo Federal. Do contrário, estas empresas estarão recebendo multas por dia de atraso. Sendo assim, TODOS estarão cumprindo com os requisitos, o que gera maior nivelamento nos custos das empresas. Tecnicamente, sua empresa, que faz tudo certinho, não terá mais que competir com zezinho da esquina que não faz nada certo. A obrigatoriedade será para todos.
A Mediprime possui sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho e fornece para todos os seus clientes, abrindo um leque de possibilidades e controles da área de segurança do trabalho e saúde do trabalhador. O sistema também está diretamente lincado com o eSocial e permite fazer as transmissões de dados de forma rápida, fácil e segura.
Não é cliente Mediprime e quer ter acesso a essa plataforma? Também podemos fornecer apenas o sistema de gestão.
Entre em contato e vamos identificar a melhor solução em SST para sua empresa.
Rodrigo Korczagin – Técnico de Segurança do Trabalho formado pelo CEDUP Timbó em 2014. Tem 5 anos de experiência na área técnica, atuou em medicina do trabalho, empresa do ramo alimentício e metalurgia. Graduado em Engenharia Mecânica pela FACINVI Timbó em 2019.