PPRA é um programa que documenta os riscos das atividades da empresa para o trabalhador. No entanto, você sabe quais são esses riscos? Conheça os fatores e saiba como fazer para que esteja em dia com a SST.
PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Assim sendo, é um programa estabelecido pela NR-9, uma norma regulamentadora referente à SST (Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho).
O PPRA objetiva estabelecer a preservação da saúde dos trabalhadores, uma vez que atua frente aos riscos dos ambientes da empresa.
Os riscos ambientais no trabalho são os agentes físicos, químicos e biológicos.
Dependendo da natureza da atividade da empresa, o tempo e a intensidade da exposição aos agentes, podem causar danos à saúde de quem executa a função.
Os agentes de risco de um ambiente de trabalho para o PPRA, são:
Os agentes físicos são ruídos, pressões anormais, exposição às temperaturas altas, bem como radiações ionizantes ou não.
O PPRA é necessário em todas as empresas. Sendo assim, é necessário mesmo que a função não ofereça risco iminente ao trabalhador.
O PPRA é elaborado por especialistas da área de Segurança e Medicina do Trabalho.
Caso a empresa não tenha obrigação de manter um serviço próprio, ela deve contratar um serviço profissional. Todavia, a Norma Regulamentadora não especifica qual é o profissional.
No entanto, há um consenso de que essa atividade cabe a um Engenheiro de Segurança do Trabalho. Ainda pode procurar empresas que prestam esse serviço.
O PPRA é mais que um documento, ao passo que também é um programa contínuo que deve estar sempre disponível para fiscalização.
O PPRA e o PCMSO coexistem. Pois que o mesmo profissional elabora os dois documentos. No entanto, o PPRA deve ser feito primeiro, já que serve de subsidio ao PCMSO.