47 3091 0710   
    • Home
    • Sobre
    • Medicina do Trabalho
    • Engenharia
    • Treinamentos
    • Blog
    • Contato
    • Home
    • Sobre
    • Medicina do Trabalho
    • Engenharia
    • Treinamentos
    • Blog
    • Contato

    O retorno ao trabalho durante a pandemia

    19 de outubro de 2020

    A pandemia de Covid-19 ainda não acabou, mas muitas empresas estão trabalhando normalmente. Por isso, as medidas de proteção de contágio do novo coronavírus são imprescindíveis para preservar a saúde de todos e conter as tristes cifras de casos e mortes pela doença.

     Há vários dispositivos legais que devem ser levados em conta. Em primeiro lugar, a NR-01 do antigo Ministério do Trabalho, ainda válida, prevê que empregadores e empregados têm responsabilidades sobre segurança e medicina do trabalho. Ao empregador, cabe cumprir e fazer cumprir as normas, instruindo e treinando seus trabalhadores, e a estes cabe observar as normas e colaborar com a empresa na aplicação delas.

     Mais especificamente, a Portaria Conjunta 20/2020, do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, é o principal dispositivo legal de segurança e saúde do trabalho que trata do tema Covid. Possui várias previsões genéricas acerca das medidas para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 em ambientes de trabalho, como distanciamento, higiene do local de trabalho, condutas com casos confirmados, sintomáticos e assintomáticos, EPI’s e integrantes de grupo de risco.

     No estado do Paraná, aconselhamos sejam observadas as Notas Orientativas 13 e 40 da Secretaria Estadual de Saúde. Nelas, há instruções sobre a elaboração de plano de contingência para a prevenção da Covid-19, rastreamento laboratorial e condutas de afastamento do trabalho. Há outras Notas Orientativas da SESA de acordo com a atividade econômica do estabelecimento, especialmente aos que são mais expostos ao vírus.

     É possível citar, também, instruções que, embora não possuam força legal no Brasil, são importantes para orientar empresários e trabalhadores, por meio dos sites da Organização Mundial da Saúde (who.org) e da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional do Departamento de Trabalho dos EUA (osha.gov).

     O trabalho de prevenção deve ser de iniciativa comum de empresas e trabalhadores, capitaneada pelo SESMT das empresas e, quando estas não o tiverem, pelos próprios empresários. A inobservância das normas básicas de prevenção por parte dos empregados sujeita-os a sanções como advertência, suspensão e até justa causa em casos extremos; quando o desrespeito partir dos empresários, o risco é o recebimento de sanções administrativas e judiciais, inclusive com ações do Ministério Público do Trabalho.

    Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/o-retorno-ao-trabalho-durante-a-pandemia#.X3x_BdpKjcc

    Compartilhar

    Postagens relacionadas

    6 de janeiro de 2021

    Tem funcionária gestante? Quais as recomendações em relação ao COVID-19?


    Continue lendo
    18 de dezembro de 2020

    Suspeita de covid ou contato com alguém que está doente, vale atestado?


    Continue lendo
    14 de dezembro de 2020

    Desafio busca soluções para detectar risco à saúde mental no trabalho


    Continue lendo

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

           
    MEDIPRIME EXCELÊNCIA EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA
    TIMBÓ . Santa Catarina

    Todos os direitos reservados © 2024. MEDIPRIME EXCELÊNCIA EM MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA
    EAGLEdigital
        Cookies e privacidade Ao acessar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade. Utilizamos cookies para análise de acessos. Garantimos que seus dados estarão protegidos.Concordar e Fechar