A perícia do INSS é uma das etapas mais importante para que o seu benefício seja concedido, e por ser uma etapa importante existem muitas dúvidas de como funciona, quando fazer, o que é avaliado, dúvidas comuns entre os segurados.
Muitos segurados buscam a ajuda de profissionais especializados na área, pois, ter todas as informações oferece tranquilidade ao processo.
Na matéria de hoje vamos esclarecer algumas dúvidas, vamos listar pontos importantes sobre este assunto, e também explicar como realizar o agendamento, quais os documentos são exigidos e muito mais, então se você leitor tem alguma dúvida sobre este assunto continue lendo nosso texto.
Existe também o benefício chamado LOAS, que pode ser solicitado por idosos e portadores de deficiência, comprovando situação de vulnerabilidade.
Este benefício é de caráter Assistencial que deve ser analisada pelo Serviço Social e pela perícia médica do INSS.
Para você que é segurado do INSS e precisa ser concedido a algum benefício o primeiro passo é passar por uma perícia médica.
Nesta perícia o médico do órgão vai analisar o estado de saúde do segurado através de exames clínicos e da documentação sobre doenças e acidentes.
Sendo assim o perito poderá atestar a capacidade ou a incapacidade do trabalhador para dar continuidade às suas atividades laborais.
Importante frisar que a perícia constata a doença ou acidente em si, porém busca comprovar se a atual condição de saúde do segurado se encaixa em alguma destas situações, veja:
O trabalhador passa por alguma incapacidade produtiva total, porém, temporária, originada por problemas de saúde.
Este benefício será concedido ao trabalhador após perícia médica que constate a incapacidade ou limitação para trabalhar.
É importante lembrar que neste caso seu afastamento deve ser superior a 15 dias, antes disso a empresa onde trabalha que ficará responsável pelo pagamento do trabalhador
Nesta categoria é para trabalhadores que não podem mais trabalhar em decorrência de problemas de saúde ou pelo agravamento deles, ela também requer avaliação de peritos do INSS.
Este é um benefício de caráter indenizatório que visa compensar o trabalhador que sofreu alguma redução de suas capacidades laborais, exemplo: Amputação de um dedo.
Em ambos os casos o perito do INSS avaliará as condições físicas ou mentais do profissional para exercer as suas atividades laborais.
Sendo assim ele fará testes clínicos e observará, também, outros exames e documentos anteriores e atuais que comprovem os danos à saúde.
Depois que o segurado for concedido ao benefício, o INSS pode fazer novas convocações de perícia para atestar a permanência da incapacidade.
A perícia deve ser agendada junto ao Instituto nacional do Seguro Social, você pode fazer isso de duas formas:
O INSS conta com uma Central de Atendimento, que atende pelo telefone 135, esse número está disponível de segunda à sábado, das 7 às 22 horas- horário de Brasília.
A ligação é gratuita por telefone fixo, mas cobra tarifa de ligação local quando for originada de um celular.
Você pode agendar sua perícia médica indo a uma agência, lembrando que o INSS só trabalha com atendimentos agendados, sendo assim é preciso marcar um dia e horário para ser atendido por eles.
Vale lembrar que esta perícia está sendo em função de comprovar a incapacidade laborativa temporária ou permanente decorrente de uma doença ou acidente.
E por isso aconselhamos a ter em mãos todas as documentações, exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade laborativa, tais como:
OBS: A documentação tem que ser de acordo com a sua qualidade de segurado, senão o INSS pode alegar doença pré-existente.
Além disso é importante levar documentos pessoais de identificação, para que o atendimento possa ser realizado normalmente.
Os benefícios podem começar a ser pagos de 30 a 90 dias depois do resultado da perícia.
OBS: Este tempo é alterado de acordo com diversos fatores, portanto é importante que o segurado fique de olho na data de realização e, em seguida, em sua conta bancária, em para acompanhar a liberação dos valores