Uma pesquisa do Instituto IPOG aponta que a voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa no Brasil. Professores, jornalistas, cantores, locutores, atores, youtubers, feirantes, vendedores e tantos outros profissionais dependem da voz todos os dias para realizar suas funções.
A voz é tão importante que existe um profissional especialmente para cuidar dela: o fonoaudiólogo. Ele é responsável por acompanhar crianças, adultos e idosos que apresentam alguma dificuldade relacionada à voz, além de orientar profissionais que dependem dela em suas carreiras.
Na Unoeste, o curso de Fonoaudiologia foi implantado em 1999, portanto já possui 21 anos de funcionamento. Conta com corpo docente altamente qualificado com quase a totalidade de doutores e demais mestres. Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como missão formar profissional generalista, capaz de atender às necessidades do processo saúde-doença da comunicação humana, ético com postura crítico-reflexiva e com ampla visão de diagnóstico e de atuação interdisciplinar.
Para tanto, a matriz curricular é construída de forma a contemplar os conhecimentos necessários teórico, práticos e de estágios quanto à saúde humana e os aspectos envolvendo a comunicação. O uso de metodologias ativas tem permitido o aprendizado efetivo e participativo do estudante em sala de aula, propiciando desenvolvimento do pensamento e raciocínio crítico e reflexivo.
A Fonoaudiologia da Unoeste tem apresentado excelente desempenho em avaliações do MEC, tendo sido avaliada com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 5, o valor máximo no último exame.
Este conceito leva em consideração quatro dimensões: o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD); o perfil do corpo docente, que avalia o regime do trabalho e titulação dos professores; e a percepção do aluno sobre as Condições do Processo Formativo, obtida através do questionário do estudante do Enade.
Você pode conferir os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. A dica é ter essa ferramenta como um dos critérios para a sua escolha. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC, lembrando que a avaliação do curso é trienal e que apesar de conter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser o definitivo. Entenda cada conceito neste post.
Vale destacar que a Unoeste também está entre as melhores universidades particulares: é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação, que deu conceito 4 para a universidade, em escala que vai de 1 a 5.
Além disso, em análise do Guia da Faculdade, do Quero Educação e Estadão, a Fonoaudiologia Unoeste obteve quatro estrelas em 2019.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) reconhece 12 áreas de atuação na Fonoaudiologia, são eles:
AudiologiaNesta área, o profissional atua tanto no diagnóstico como na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até à adaptação de aparelhos auditivos para aqueles que perderam parcialmente a audição.
Linguagem
Já nesta especialidade, trabalhará com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta.
MotricidadeAtua na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.
Saúde Coletiva
O profissional fonoaudiólogo faz parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil. O profissional dessa área também pode atuar na atenção à saúde, sendo na promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
VozNesta área, o fonoaudiólogo atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais, na perícia vocal (fonoaudiologia forense), na assessoria, consultoria e condicionamento vocal.
Disfagia
Poderá trabalhar na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e/ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.
Fonoaudiologia Educacional
Atua na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
GerontologiaNesta área, muitas vezes sendo parte de uma equipe multidisciplinar, o fonoaudiólogo atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.
Fonoaudiologia Neurofuncional
Nesta especialidade, o fonoaudiólogo realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
Fonoaudiologia do Trabalho
Participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.
NeuropsicologiaNa área de Neuropsicologia, o fonoaudiólogo trabalha com intuito de prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
FluênciaPor fim, na área da Fluência, o profissional de Fonoaudiologia poderá atuar na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira.
(Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo)
Os estágios são todos supervisionados e acompanhados por docentes. Em todos os procedimentos e atendimentos ocorrem as discussões e supervisões. Dessa maneira, busca-se a compreensão da prática embasada pela teoria. Os estágios ocorrem tanto na própria universidade, na Clínica Escola, como em hospital, Unidades Básicas de Saúde (UBs) e escolas do município. Na fonoaudiologia pública, os eventos ocorrem em grande parte de maneira integrada com outros profissionais e cursos, em ambiente multidisciplinar com intercâmbio de informações e vistas ao trabalho em equipe (Medicina, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, entre outros).
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é sempre uma pesquisa científica, cadastrada e autorizada por órgãos competentes como Coordenadoria de Pesquisa da Unoeste e Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde, quando envolve a presença de humanos como objeto de estudo. Isso permite experiência em pesquisas e no aprendizado com inovações.
O número de pesquisas desenvolvidas pela Fonoaudiologia Unoeste por ano é relevante, assim como a apresentação em congressos, eventos científicos e trabalhos enviados para publicação em revistas da área. Todos os docentes têm formação para orientação de trabalhos nas mais diversas áreas da Fonoaudiologia.
Anualmente ocorrem cerca de 8,5 mil procedimentos distribuídos nas diferentes frentes. Na saúde pública, por exemplo, na educação infantil/adolescentes nas escolas da Rede, mediante triagem, orientação e atenção aos professores. Na Clínica Escola acontecem a maior parte dos atendimentos de avaliação, diagnóstico, orientação e terapia nas áreas de linguagem, linguagem escrita, motricidade oral, neurologia (adulto e infantil), audiologia educacional, fluência e voz.
Em parceria com outros cursos da Unoeste, são realizadas ações como Unoeste Transforma nas cidades da região mediante orientações, triagens e encaminhamentos da comunidade. Há também os pacientes do Projeto de Equoterapia, atendidos também em parceria com outros cursos da instituição como a Fisioterapia e Psicologia mediante terapia com auxílio de cavalos para reabilitação dos mais diversos distúrbios da comunicação.
O setor de Audiologia realiza diagnóstico auditivo básico, com exames como audiometria e imitanciometria, mas também possui o diferencial do diagnóstico complementar, no ambulatório denominado Diagnóstico Avançado da Audição e do Equilíbrio, onde existe equipamento de Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado de Tronco Encefálico e setor de Otoneurologia, com exame de Vectoeletronistagmografia. Os pacientes são encaminhados pela saúde pública, além de advindos do Hospital Regional de Presidente Prudente e da própria Clinica Escola.
Na área de Aprimoramento da Comunicação, são promovidos treinamentos de voz/fala/leitura em paróquias e igrejas. Há também parceria com o curso de Jornalismo da Unoeste, com aulas curriculares da Fonoaudiologia, além de oficinas. A graduação tem ainda incentivado a participação dos acadêmicos e dos docentes em cursos de startups para implementação do empreendedorismo com projetos inovadores.
O acompanhamento com egressos do curso permite o conhecimento das altas taxas de empregabilidade de quase 100%. A maioria é aprovada em concursos públicos ainda durante o último ano da faculdade, permitindo já concluir o curso com colocação no mercado. Muitos se dirigem para clínicas particulares e centros auditivos, além de vários que optam por continuidade dos estudos em programas de residências multiprofissionais, pós-graduação lato e stricto sensu.
Mediante oferecimento de atividades práticas em diversos cenários, com interação com profissionais fonoaudiólogos e de outras áreas, o estudante tem a possibilidade de se preparar para o trabalho. Os estágios ocorrem no Ambulatório e Clínica, hospital, Unidades Básicas de Saúde, escolas, empresa de aparelhos auditivos, sendo possível a experiência multi e transdisciplinar com fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários de saúde, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, pedagogos, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, entre outros.
Ainda, a interação com o curso de Jornalismo permite contato com áreas diferentes das vinculadas aos distúrbios com vistas ao mercado de trabalho da habilitação. Assim, a graduação tem preparado os estudantes para as atividades exigidas pelo mercado de trabalho e de maneira a atender a sociedade.
A disciplina de Gestão e Empreendedorismo tem propiciado uma visão mais criativa às possibilidades mercadológicas, diferentes do passado, onde o acadêmico era preparado para ser empregado em algum lugar, atualmente busca-se ser o empregador e o gerador de mais oportunidades.
Clínica Escola
A Clínica Escola da Fonoaudiologia tem à disposição várias salas de atendimento dos diversos estágios, todas equipadas com espelho espião e com sistema de retorno auditivo para que o supervisor possa acompanhar as terapias mediante observação. O Laboratório de Voz é dotado de equipamentos e softwares para análises vocais para fins diagnósticos e de acompanhamento do processo terapêutico, além de pesquisas. Há computadores para uso de softwares como ferramenta para avaliação e terapia.
A brinquedoteca é dotada de material para atendimento clínico e lúdico para auxílio à avaliação e terapia dos distúrbios da comunicação. O Sistema de Arquivos de Prontuários mantém os documentos dos estágios e dos atendimentos realizados.
A área de Audiologia possui salas, com cabinas tratadas acusticamente, audiômetros de dois canais e imitanciômetros para avaliação audiológica, do Processamento Auditivo e Treinamento Auditivo. Há sala de Diagnóstico Avançado com vectoeletronistagmografia digital para avaliação do equilíbrio e da postura, equipamento de Potenciais Evocados de Tronco Encefálico e de pesquisa de Emissões Otoacústicas.
No Hospital Regional são realizadas atividades dos estágios de Fono Hospitalar, Fono Comunitária, Audiologia/Audiologia Educacional e Neurologia. Nas UBSs e ESFs do Município são realizados os estágios de Fono Comunitária, além das escolas e creches do município. No Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), atendimento na Saúde do Trabalhador. No Laboratório de Habilidades e Simulação e na Casa Simulada há práticas precursoras dos atendimentos clínicos, treino de meatoscopia, além de treinos simulados.
Laboratórios didáticos para práticas pedagógicas
A Fonoaudiologia utiliza laboratórios das disciplinas comuns aos cursos da área da saúde da Unoeste como os de Anatomia, Histologia, Embriologia, Patologia, Fisiologia, Acústica e Genética.
Simulação Realística
Entre os destaques da estrutura dos cursos da área da saúde da Unoeste estão os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim), presentes nos três campi e que são referência em ensino. Neles os estudantes são treinados para desenvolver habilidades clínicas e de comunicação. Estas ações são programadas obedecendo aos protocolos e as estações com modelos e simuladores que são separados em salas específicas para o melhor aproveitamento didático pelos professores e estudantes. Os simuladores permitem alta fidelidade e reproduzem atividades semelhantes a humanos.
O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino dos futuros profissionais, pois durante a universidade eles têm a oportunidade de simular quase todas as situações clínicas que serão experimentadas na vida real.
O LHabSim possui equipamentos que vão de estetoscópios a computadores de alto desempenho alocados em ambientes com câmeras e equipamentos de som com alta fidelidade. Dentre eles, os que mais chamam a atenção são os simuladores humanos de aparência realista. Com os equipamentos de alta tecnologia e com metodologia de trabalho adequada, esse laboratório pode transformar a educação em saúde oferecida atualmente no país.
Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente, que é referência na América Latina.
Sala Betha
A Sala Betha está localizada no campus 1 e é o espaço que reúne tecnologias de ponta, como: mesas interativas, realidade aumentada, holografia, peças impressas em 3D, celulares, tabletes e projetores de alta definição. Recursos que possibilitam, por exemplo, acompanhar uma cirurgia em tempo real em diferentes perspectivas.
Os cenários, dentro da metodologia proposta, começam com realidade aumentada, e sempre na mesa tem um celular, uma carta e uma peça impressa em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta; com a realidade aumentada começa a comparar com aquilo que está vendo na mesa e com a peça impressa, assim, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. A Sala Betha permite inúmeras possibilidades, integrando sempre a tecnologia e a educação.
Rede de Bibliotecas
A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.
Suporte universitário
Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).
O NAE promove o acolhimento do estudante de forma integral em conjunto com as coordenações e os professores, fornecendo inclusive informações gerais aos pais ou responsáveis. Está presente durante todo o curso, ajudando os acadêmicos na construção de carreiras através da Central de Estágios, que tem o objetivo do ingresso deste aluno no mercado de trabalho através da divulgação de vagas para estágios e efetivas, auxiliando-os também na elaboração de currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.
Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico visa acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. A universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/especial-publicitario/unoeste/o-conhecimento-te-transforma/noticia/2020/10/20/fonoaudiologia-profissao-fundamental-para-a-saude-da-populacao.ghtml