Iniciativa é uma parceria do Ministério Público do Trabalho e Cerest. Ações pontuais foram divididas em três etapas.
Uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho em Santarém, no oeste do Pará, e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Baixo Amazonas (Cerest) resultou em uma ação durante todo o mês de setembro.
O “Projeto de Conscientização para a Prevenção de Acidentes em Serviços de Alta Tensão” alertou os trabalhadores que atuam no setor elétrico quanto aos riscos e a importância do uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
As atividades do projeto foram divididas em três etapas, obedecendo protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19. A equipe técnica do Centro de Referência responsável pela campanha foi composta por técnica em enfermagem, enfermeira, técnica em saúde e segurança no trabalho, fonoaudióloga e psicóloga.
Em todas as etapas, houve distribuição de material informativo, orientações sobre saúde e segurança no trabalho e sobre notificação dos acidentes. Ao todo, foram visitadas as três empresas no município.
Os trabalhadores que atuam em qualquer etapa – geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica – precisam de orientação, equipamentos adequados e cursos de qualificação e segurança no trabalho constantemente.
Os riscos aumentam com o uso de fiação imprópria; rompimento de linhas por queda de galhos, por exemplo; falta de aterramento do material elétrico; danos causados aos isolantes dos fios; corrosão dos contatos e até mesmo envelhecimento do material.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
A intensidade da corrente elétrica, o caminho percorrido pela eletricidade no corpo e a duração do choque determinam a extensão e gravidade das lesões que vão de choques, queimaduras e quedas e, em casos ainda mais graves, podem provocar até a morte do trabalhador (eletrocução).
De acordo com a Procuradora do Trabalho em Santarém, Tatiana Amormino, o MPT atua na defesa de um meio ambiente do trabalho seguro e na redução dos riscos do trabalho por meio do respeito às normas de segurança. “A campanha foi realizada em razão do alto índice de acidentes, muitos deles fatais, no sistema elétrico de potência no Oeste do Pará”, disse.