A movimentação de cargas é uma atividade muito variada, podendo ser feita através de controles remotos industriais ou manualmente. De qualquer forma, o transporte de qualquer carga representa riscos.
De fato, o risco sempre está presente, mas ele aumenta quando algumas medidas de segurança são negligenciadas. Pensando nisso, selecionamos dicas de como fazer a operação de uma ponte rolante, com controles remotos para pontes rolantes, confira.
A ponte rolante é um equipamento usado para fazer a elevação de cargas, dentro de um espaço físico pré-determinado, ou seja, é um equipamento de içamento. Composto por viga, carro e talha.
Por ser um equipamento utilizado exclusivamente para elevar cargas grandes e pesadas, os guindastes também costumam ser muito grandes, sendo assim, os controles remotos industriais são indispensáveis.
As pontes rolantes são utilizadas em processos industriais, como:
Como citado anteriormente, qualquer aparelho utilizado para o transporte de cargas já são perigosos, para diminuir a taxa de risco, se faz necessário seguir alguns procedimentos e medidas de segurança.
Todos os dias, antes de iniciar o trabalho, é responsabilidade do operador fazer a inspeção visual da ponte rolante. Caso ele repare alguma irregularidade durante a inspeção visual ou durante a operação, o operador deve entrar em contato com o chefe imediatamente.
De acordo com a Norma Regulamentadora 11 (NR 11), norma que estabelece os requisitos de segurança a serem observados no local de trabalho, onde se faz o transporte, movimentação e armazenagem de cargas, os equipamentos devem ser sempre inspecionados.
Já a manutenção de pontes rolantes, ou aparelhos como os controles remotos industriais, devem ser feitos por profissionais, para evitar problemas futuros. É importante ressaltar que o aparelho deve ser desenergizado antes da manutenção.
É responsabilidade da empresa fornecer aos seus funcionários os equipamentos de proteção individual (EPIs) — todo equipamento ou dispositivo, utilizado individualmente pelo funcionário, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Os EPIs indicados para a operação de pontes rolantes são:
Os equipamentos precisam ser trocados por novos periodicamente, e se houver a danificação de algum, a empresa precisa trocar rapidamente.
É importante ressaltar que só profissionais podem operar pontes rolantes. Durante o processo fique de olho nesses detalhes:
O sistema de anticolisão foi feito exclusivamente para evitar colisões entre pontes rolantes, ou seja, fazem com que diferentes pontes que operam no mesmo caminho de rolamento sejam seguras.
Além de ser um equipamento de segurança, ele é livre de manutenções e um aparelho fácil de ser instalado. Um aparelho de anticolisão entrega segurança e economia para os clientes.
Utilize nossas dicas e garanta a segurança em suas atividades com pontes rolantes, lembre-se de colocar a sua segurança e de seus colegas de trabalho sempre em primeiro lugar!
Fonte: https://eloscomvoce.com.br/noticias/dicas-de-como-operar-uma-ponte-rolante-com-seguranca/