A mistura do ambiente doméstico com o ocupacional sem aviso prévio e o medo durante a pandemia podem causar tensões musculares
A pandemia de Covid-19 de repente obrigou diversas pessoas a transformarem suas casas em ambientes de trabalho. O conhecido home office foi improvisado e muitos adaptaram salas de estar, quartos e até cozinhas em escritório. O problema é que esses espaços não foram planejados para atender a demandas laborais, o que pode gerar vários desconfortos.
As cadeiras não ergonômicas, a altura das mesas e o ambiente em si podem desencadear dores musculares cada vez mais comuns durante o isolamento. Segundo o fisioterapeuta Rodrigo Fragoso, a falta de adequação dos móveis pode levar as pessoas a terem posturas inadequadas, sobrecarregando algumas regiões corporais. De acordo com o profissional, as mais afetadas são: pescoço, ombro, cotovelo, punho e lombar.
“É um aumento da demanda para os músculos, articulações e tendões. Quando esses tecidos ficam sobrecarregados, é mais fácil de desenvolver lesões. Elas podem se apresentar por um leve incômodo até, em casos mais avançados, uma incapacidade de realizar tarefas simples como segurar objetos”, comenta. Além da má postura, a falta de exercícios físicos também contribui para o surgimento e/ou agravação das dores.
Fonte: https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/09/25/da-ma-postura-ate-saude-mental–conheca-as-possiveis-razoes-de-sentir-dores-no-corpo-durante-o-isolamento.html