A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) auxilia a empresa a diminuir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para isso, a CIPA elabora um plano de trabalho com ações preventivas.
Todas as empresas que possuem mais de 20 funcionários são obrigadas a ter a atuação ativa da CIPA, afim de promover a consciência da segurança e diminuir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Veja o que é a CIPA e porque ela é tão importante para o bem-estar dos colaboradores de uma organização.
A sigla CIPA significa “Comissão Interna de Prevenção a Acidentes”. Ela é constituída por alguns dos próprios colaboradores da empresa e tem como principal objetivo fiscalizar a segurança de todos os funcionários que trabalham lá, atuando na conscientização e prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.
A CIPA é formada por um comitê que é eleito através de votos secretos. É como se fosse uma eleição política. Deve-se divulgar quem está concorrendo e escolher a data de votação, os mandatos têm duração de 1 ano. Quem for eleito para a CIPA tem uma vantagem: por lei, é proibido demitir sem justa causa esse colaborador, desde a sua candidatura e até 1 ano após o encargo.
O curso é regulamentado pela NR05 (Norma Regulamentadora 05), onde os membros devem realizar um treinamento para exercer atividades relacionadas ao comitê. Essa capacitação deve abranger diversos pontos inseridos na NR05. Alguns desses pontos que devem ser abordados durante o treinamento são:
O treinamento é oferecido pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou por algum profissional da área que seja habilitado.
A comissão deve organizar eventos e campanhas que trabalhem a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Conheça mais detalhes:
O evento mais conhecido dentro das empresas é o SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), que oferece uma semana inteira com atividades relacionadas à segurança no trabalho, prevenção de acidentes, reconhecimento e correção de riscos no ambiente de trabalho e conscientização sobre o bem-estar e qualidade de vida. O evento é obrigatório para todas as empresas que possuem a CIPA atuante.
Você sabia que a principal causa dos acidentes de trabalho é o não cumprimento das regras de proteção e segurança estipulados pela empresa? Por isso, a conscientização no seguimento das normas é tão importante para prevenir acidentes de trabalho.
Outra grande atuação da CIPA é no envolvimento dos funcionários, através de campanhas de conscientização sobre doenças, saúde, segurança e a utilização dos EPIs.
Tanto as campanhas quanto a SIPAT oferecem inúmeros benefícios para as empresas e seus funcionários. Conheça alguns:
Fonte:https://ww2.soc.com.br/2020/05/entenda-o-que-e-a-cipa-e-qual-a-importancia-dela-para-a-sua-empresa/